Alerta ao golpe telefônico do ‘065’:

Chapecó – Assim como a tecnologia se inova, os golpistas estão seguindo as  tendências. Um novo golpe, praticado através de ligações telefônicas, tem sido denunciado por usuários de redes sociais.

Imagem

Com prefixo 065, golpistas tem ligado várias vezes para um mesmo número. Foto: Mirian Cruz/RedeComSC

Segundo relatos das pessoas, ao atender as ligações com o prefixo 065, código referende ao estado do Mato Grosso, elas teriam escutado uma locução, feita com tons de vozes computadorizadas, que teria pedido dados pessoais. Ao fim da ligação, todos os créditos das pessoas que atenderam os telefonemas teriam sido furtados.

O morador de Chapecó, Jean Reginatto, tem recebido ligações com o prefixo 065 há pelo menos duas semanas. Após ler nas redes sociais que se tratava de um golpe, ele não atendeu nenhuma das ligações. “São números diferentes, mas todos com o DDD 065. Eu não atendi nenhuma das ligações, porque li na internet que se tratava de um golpe”, disse.

Os golpistas se atentam aos trotes de praxe: sequestro, premiação e sorteios. Conforme o delegado da 3ª Delegacia de Polícia de Chapecó, Márcio Marcelino, vários Boletins de Ocorrência (BO) já foram registrados na delegacia. “O mais usual destas ligações, principalmente aqui em Chapecó, é de um sobrinho que está na rua, furou um pneu ou e que precisa de dinheiro”, disse.

O golpe:

Com este golpe do sobrinho, as pessoas acabam colocando crédito em números de celulares desconhecidos, fazendo transferência bancária e é neste momento que os golpistas clonam os dados. “Se a pessoa tem um parente que mora fora, ela pode atender as ligações, mas se não tem, deve ficar atendo”, orienta o delegado.

O delegado ainda alerta caso as pessoas tenham caído no golpe para que registrem B.O. Contudo, ele adianta se a pessoa tiver feito algum depósito bancário, a probabilidade de recuperação é baixa.

“Nós temos estes casos registrados e até conseguimos rastrear as contas e os números de celular, que geralmente são de dentro de presídios, mas quando chegamos a estas contas ou são de laranjas ou que não existem mais”, aponta. Ao receber uma ligação com o prefixo 065 e identificar que se trata de um golpe, a orientação é ligar para o 190 e registrar ocorrência em uma Delegacia.

Fonte: RedeComSC

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s